Páginas

ARRAIAL GÂNDAREZ 2010



É já a 21 de Agosto que o Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro vai reviver as ancestrais raízes agrícolas da Gândara, num grandioso Arraial Gandarez.
A partir das 18h30, a mostra e degustação dos manjares gandarezes, a recriação de quadros vivos do trabalho em campo efectuado pelos lavradores de outros tempos, o cortejo a relembrar as antigas “descamisadelas” da colheita do milho, o baile da eira e ainda a música da “tocata”, são alguns dos atractivos para um final de tarde passado a recordar a memória da Gândara, trabalhos estes efectuados pelo Grupo Típico de Cadima
Da ementa para degustação destacamos, a tradicional sopa gândaresa, o sarrabulho, jaquinzinhos fritos, sardinha na telha, chouriça e broa, arroz doçe e filhós, melancia, etc.
O Arraial Gandarez era a altura do ano em que o trabalho e o folguedo mais se confundiam. Depois da dura labuta nos campos, surgiam as conversas, os mexericos, as cantigas, as desgarradas, as modas de roda e até os namoricos. Um verdadeiro Arraial agora recriado no Tojeiro, com a participação de mais de 60 figurinos.
Inscrições para degustação dos mânjares gândarezes:

966 342 216 / 912 282 294

Grupo Típico de Cadima

E-mail: grupotipicocadima@gmail.com
Morada: Largo Joaquim Almeida e Rodrigo Barreto, n.º 23
              3060-094 Cadima